Afinal, como a água afeta meu organismo?

agua elemento elixir da vida

A água representa soma, a qualidade nutritiva e refrescante associada à energia lunar. Ajuda na digestão, esfria e equilibra Pitta, apóia Kapha e neutraliza a secura de Vata. Ela nutre, lubrifica e também desintoxica quando sai do corpo como urina.

A quantidade de água que você deve beber depende da sua idade, da quantidade de trabalho físico ou exercício que você faz, do clima, da dieta, dos níveis de estresse, dos suplementos alimentares à base de ervas e do tipo de corpo. Os tipos Pitta quentes geralmente têm mais sede do que os tipos Kapha. Os tipos Vata geralmente têm prisão de ventre ou pele seca e, precisam beber mais água. O Ayurveda diz que a maneira como você escolhe beber água pode afetar sua saúde.

• Tome um gole, não beba o copo inteiro. Beba, engula, respire. Repetir.

• Beba água em goles ao longo do dia. Se ingerir muita água de uma só vez, seu corpo não absorve o líquido. A maior parte passa direto por você.

• A temperatura da água deve ser pelo menos igual à temperatura ambiente. Águas frias e geladas literalmente desligam o fogo digestivo.

•Após a refeição, beba um gole de água. Se você beber muito enquanto come, seu estômago não terá espaço suficiente para a ação digestiva. Lembre-se desta regra: Encha o estômago com 50% de comida, 25% de água e deixe 25% de espaço vazio.

• Beba quando estiver com sede. A sede é um instinto natural que você deve seguir. Isso significa que o corpo precisa de água.

• Em relação à quantidade, somos todos diferentes, de tamanhos diferentes, com dietas e estilos de vida diferentes. A regra universal de oito copos por dia simplesmente não se aplica a todos. Claro, o incrível corpo humano tem seu próprio sistema de medição embutido: a sede. Se você está com sede, beba água. Ao ouvir os sinais de sede beba água, você fará o negócio certo.

 

Veja também: Quatro passos para se começar bem o dia segundo o Ayurveda

 

As regras são muito simples, talvez até óbvias. No entanto, eles podem fazer uma mudança séria na maneira como nos sentimos diariamente.

A regra importante é que tomemos consciência do que comemos e bebemos e ouçamos os sinais do nosso corpo.

 

Não ignore a sede.

Com amor..
DEVA KOMAL
Terapeuta AyurVeda
(21) 31976277 / 966961899

Um pensamento em “Afinal, como a água afeta meu organismo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.