A tríade do plano terreno Trimurti: Brahma, Vishnu e Shiva

Trimurti é a representação das três projeções da Suprema Realidade, cada uma com uma função cósmica específica. Essas manifestações são a de Brahma (servindo à função cósmica da criação), Vishnu (servindo à função cósmica de renovação e preservação) e Shiva (servindo à função cósmica de dissolução ou destruição que precede a recriação) – os três deuses hindus populares.
Conto Indiano | Um Caso Sobre Brahma, Vishnu e Shiva
Nossa existência diária reflete essas três funções cósmicas: nascimento, vida e morte.
Uma simbolização um tanto semelhante existe na trindade cristã de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo.

No entanto, a interpretação e a filosofia por trás dos conceitos cristão e hindu da trindade diferem.

A Trindade representa três formas individuais nos diferentes planos de Consciência. No plano físico, o elemento psíquico é representado por Brahma, o elemento mental por Vishnu e o elemento físico por Shiva. No plano mental, Brahma é o pensamento intuitivo e criativo, Vishnu é inteligência e Shiva representa emoções e sentimentos.

FORMAM O PLANO TERRENO:
O Céu como Brahma;
O Sol como Vishnu; e
A Lua como Shiva.
A trindade também representa os três gunas. Essas qualidades são a qualidade da paixão ou desejo (rajas – representado por Brahma, porque a paixão ou desejo resulta em procriação), a qualidade da misericórdia (satva – representada por Vishnu, porque a misericórdia preserva a vida) e a qualidade da escuridão e ira (tamas – conforme representado por Shiva, porque a escuridão equivale ao estado aniquilado do universo).
Cada um dos Deuses da Trindade tem uma consorte e cada Deus é inseparável de sua parte feminina, ou Shakti (poder cósmico ou força cósmica). Saraswati, a deusa do conhecimento é a consorte de Brahma. Lakshmi, a deusa da riqueza, amor, beleza e deleite, é a consorte de Vishnu. Shiva tem Parvati como sua consorte, a Deusa do poder, destruição e transformação. Assim como a Trindade, Saraswati, Lakshmi e Parvati são as três principais deusas da religião hindu. As três deusas são freqüentemente adoradas individualmente, como também como esposas dos Deuses da Trindade.
Com amor..
Terapeuta Integrativo em AyurVeda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.